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Sobremesa light - Conheça 7 opções que não arruínam a dieta

Se há algo que quem faz dieta quer é conhecer algumas sobremesas light que possam ser consumidas sem que a sombra do pecado fique a pairar sobre as suas cabeças.

A verdade é que ao falarmos deste tipo de sobremesa existem várias opções. Contudo, nem sempre é simples escolher aquelas que além de ser deliciosas, são pouco calóricas.

Por isso, hoje resolvemos dar-lhe uma ajuda. De seguida, apresentamos-lhe 7 receitas de sobremesa light que pode comer sem se sentir culpado. Ora continue a ler e comece hoje mesmo a dedicar-se à sua confeção.

Sobremesa light: 7 opções divinais que vai querer experimentar

Quando falamos de sobremesa light a maior parte das pessoas pensa tão somente em comer gelatina ou qualquer coisa desse género.

Mas, a verdade é que existem opções muito saborosas e que pode com toda a certeza experimentar.

De seguida apresentamos-lhe 7 alternativas. Acredite que aí por casa todos vão comer e chorar por mais.

1 - Bolachas de aveia e gengibre

Aproveite a ajuda dos mais novos e faça estas bolachas deliciosas. Decore a sua mesa ou faça destas bolachas, uma sobremesa light perfeita.

Ingredientes para as bolachas

·        120 g miolo de amêndoa

·        300 g flocos de aveia

·        125 g mel

·        2 c. café canela em pó

·        2 c. café gengibre

·        ½ c. café noz-moscada

·        1 ovo L

Ingredientes para a cobertura

·        4 c. sopa açúcar em pó

·        2 c. sopa sumo de limão

Preparação

1. Torre ligeiramente a amêndoa numa frigideira anti-aderente.

2. Coloque-a num robot de cozinha e triture-a até obter uma pasta com a consistência de manteiga.

3. Coloque todos os ingredientes numa taça e misture-os bem com as mãos. Faça uma bola com a massa e leve-a ao frigorífico cerca de 30 minutos.

4. Pré-aqueça o forno a 180º C.

5. Estique a massa dentro de duas folhas de papel vegetal com a ajuda do rolo.

6. Corte-a com cortadores com motivos de Natal e disponha as bolachas em tabuleiros forrados com papel vegetal. Leve ao forno 12 minutos.

7. Retire do forno e, com a ajuda de uma espátula, levante ligeiramente as bolachas. Com um espeto de madeira faça um buraco em cada uma delas. Deixe arrefecer por completo.

8. Numa taça misture o açúcar em pó com o sumo de limão.

9. Coloque a mistura num saco de plástico e corte-lhe uma ponta muito pequena.

10. Passe um fio pelos buracos das bolachas e ate-o de modo a poderem ser penduradas. Decore a gosto com a cobertura e deixe secar muito bem.

2 - Marquise de chocolate e praliné

Há combinações perfeitas e esta é uma delas! Chocolate, amêndoa, avelã e caramelo numa sobremesa deliciosa para servir no final da refeição, em dias quentes de Verão.

Ingredientes para o praliné

·        100 g miolo de amêndoa picado

·        100 g miolo de avelã picado

·        100 g açúcar

Ingredientes para o gelado

·        ½ c. sopa manteiga (para untar)

·        75 g açúcar mascavado

·        4 gemas de ovos M

·        250 g chocolate preto para culinária

·        450 ml natas

Preparação

1. Coloque a amêndoa e a avelã numa frigideira anti-aderente e torre-as ligeiramente. Adicione o açúcar e mexa sem parar até formar um caramelo dourado. Retire do lume, verta sobre papel vegetal, espalhe e deixe solidificar.

2. Quando estiver frio, parta o caramelo em pedaços, coloque-os num robot de cozinha e triture até obter uma espécie de areia grossa. Reserve.

3. Unte uma forma de bolo inglês com a manteiga e forre-a com película aderente. Reserve.

4. Leve uma panela ao lume com água e aqueça-a até esta borbulhar ligeiramente. Por cima da panela encaixe uma taça à prova de calor com o açúcar mascavado e as gemas e mexa com uma vara de arames até obter uma mistura grossa.

5. Retire do lume e coloque a taça sobre um recipiente com água fria, continuando a mexer até que a mistura arrefeça.

6. Derreta o chocolate no micro-ondas, adicione-o à mistura de gemas e envolva bem. Bata ligeiramente as natas e acrescente-as ao preparado de chocolate.

7. Junte o praliné (reserve algum), envolva, disponha o preparado na forma e leve ao congelador até solidificar.

8. Na altura de servir, coloque a marquise num prato de servir, retire o papel e polvilhe com o praliné reservado.

3 - Gelados crocantes de iogurte e fruta

Olá Verão! Chegaram os gelados de iogurte e fruta, pouco doces, leves e ligeiramente crocantes. Prepare em 15 minutos e leve ao frio... prontos a saborear.

Ingredientes

·        300 g iogurte grego natural

·        100 ml leite de coco

·        2 c. sopa mel

·        4 fatias de kiwi

·        1 morango em rodelas

·        40 g manga em cubos

·        1 c. sopa mirtilos

·        30 g crunchy muesli

Preparação

1. Numa taça, envolva o iogurte, o leite e o mel até obter uma mistura cremosa. Reserve.

2. Distribua a fruta pelos moldes de gelado, colocando em cada um uma variedade.

3. Por cima, verta a mistura de iogurte até 2/3 da capacidade do molde.

4. Espete os pauzinhos e termine com o crunchy muesli.

5. Leve ao congelador cerca de 3 horas.

4 - Quadrados de aveia e chocolate

Estes quadrados de aveia e chocolate ficam prontos num instante, para um lanche combinado à última hora. Aceite a ajuda das crianças - até podem fazê-los sozinhas.

Ingredientes

·        80 g aveia

·        15 g chocolate em pó

·        80 g farinha de trigo

·        1 c. chá fermento em pó

·        50 g açúcar

·        1,5 dl leite magro

·        2 c. sopa azeite

·        160 g doce de limão com gengibre

·        3 claras ovo M

Preparação

1. Ligue o forno a 170ºC.

2. Misture os flocos de aveia com o chocolate em pó, a farinha, o fermento em pó e o açúcar.

3. Adicione o leite, o azeite e o doce de limão com gengibre e mexa com uma colher de pau até a mistura estar homogénea.

4. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente na mistura.

5. Deite a massa num tabuleiro retangular pequeno forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos.

5 - Tarte de fruta fresca e iogurte

Já imaginou uma sobremesa irresistível que não necessita de forno, fresca e pouco doce? O segredo está na combinação da base de frutos secos, do topping de iogurte e da fruta colorida e super fresca!

Ingredientes para a base

·        75 g alperces secos

·        200 g tâmaras descaroçadas

·        100 g flocos de aveia

·        100 g coco ralado

·        50 g miolo de amêndoa

·        50 g miolo de avelã

·        50 g miolo de noz

Ingredientes para o topping

·        1 kg iogurte grego

·        1 emb. de fixador de chantilly

·        ½ papaia

·        ½ manga

·        1 ameixa

·        200 g uva preta

·        5 morangos

·        6 amoras

·        2 maracujás

·        qb hortelã

Preparação

1. Coloque num robot de cozinha os alperces, as tâmaras, os flocos de aveia, o coco e os frutos gordos e pique até obter uma pasta húmida.

2. Forre uma forma de tarte com esta mistura, calcando bem, e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

3. Misture o iogurte grego com o fixador e bata bem até que o iogurte fique mais firme.

4. Espalhe o preparado na forma e em seguida decore, a gosto, com a fruta.

5. Leve ao frigorífico até à altura de servir.

6 - Tarte merengada com creme de morango

Na época de morangos, não faltam inspirações para fazer deliciosas sobremesas com este fruto. A tarte merengada com creme de morango é uma ótima ideia para servir com um chá gelado num lanche ao ar livre.

Ingredientes para a base

·        200 g farinha

·        150 g manteiga sem sal + 1 c. sopa (para untar a forma)

·        100 g açúcar

·        1 c. café sal fino

·        2 gemas M

Ingredientes para o Creme

·        3 folhas gelatina

·        400 g morangos limpos

·        150 g açúcar

·        1 limão

·        4 ovos M

·        100 g manteiga sem sal

Ingredientes para a cobertura

·        3 claras M

·        150 g açúcar em pó

·        1 c. sobremesa amido de milho

Preparação

1. Numa tigela amasse a farinha e a manteiga. Junte o açúcar, o sal, as gemas e continue a amassar até todos os ingredientes estarem bem envolvidos.

2. Estenda a massa no interior de uma forma, previamente untada com a manteiga, e leve-a ao frigorífico cerca de 20 minutos.

3. Pré-aqueça o forno a 170˚ C.

4. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

5. Triture metade dos morangos com o açúcar, o sumo e a raspa da casca do limão. Coloque este preparado numa tigela, junte os ovos, bata com a vara de arames e aqueça em banho-maria cerca de 6 minutos, mexendo sempre.

6. Retire do lume, junte a gelatina bem escorrida e a manteiga à temperatura ambiente e continue a bater até obter um creme uniforme.

7. Adicione os morangos reservados cortados em pedaços pequenos, mexa e mude o creme para outro recipiente.

8. Tape-o com película aderente e deixe arrefecer. Pré-aqueça o forno a 170˚C. Uma vez frio, deite o creme na base da tarte e leve ao forno cerca de 20 minutos.

9. Bata as claras em castelo e, quando começarem a fazer espuma, adicione, aos poucos, o açúcar em pó e o amido de milho, batendo sempre até obter um merengue espesso e brilhante.

10. Retire a tarte do forno e ligue-o na função grelhador. Cubra a tarte com o merengue e leve ao forno cerca de 5 minutos ou até estar ligeramente alourada.

7 - Pavlova com frutos vermelhos

Esta receita de Pavlova de frutos vermelhos em forma de coroa é uma sobremesa perfeita para brilhar na sua mesa, um toque de cor e sabor perfeitos!

Ingredientes

·        6 claras de ovos M

·        300 g açúcar

·        2 c. sopa vinagre branco

·        2 c. sopa amido de milho

·        4 c. sopa doce de morango

·        250 g frutos vermelhos

·        qb folhas de hortelã

·        1 c. sopa açúcar em pó

Preparação

1. Comece por separar as claras das gemas. Bata as claras em castelo e, quando estiverem crescidas, adicione o açúcar aos poucos. Volte a bater e quando estiverem bem firmes adicione o vinagre e o amido de milho, envolvendo.

2. Pré-aqueça o forno a 130º C, na função ventoinha.

3. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Com a ajuda de um lápis, um prato e uma taça faça dois círculos de diferentes tamanhos na folha de papel.

4. Deite colheradas de claras dentro do círculo maior, formando uma coroa.

5. Leve ao forno cerca de 1 hora. Desligue e deixe arrefecer no forno.

6. Decore a pavlova com o doce de morango, os frutos vermelhos e as folhas de hortelã. Polvilhe com açúcar em pó.

Estas são apenas 7 das muitas opções que tem para fazer uma receita light. Acredite que são deliciosas e pode comer sem se sentir culpada.

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