Dicas para organizar o frigorifico e poupar dinheiro
Organizar o frigorifico é uma das questões que a maior parte das famílias portuguesas acaba por não se preocupar. Na maior parte das vezes, os alimentos são adquiridos e colocados de forma aleatória dentro do mesmo.
No entanto, saiba que uma correta organização do frigorífico e da sua despensa pode ser meio caminho andado para que consiga poupar algum dinheiro, uma vez que é possível evitar um grande número de desperdícios.
Hoje o Crédito Valor Ok, irá dar-lhe algumas dicas de como proceder. Vai ver que não é assim tão complicado.
Como organizar o frigorifico com as nossas dicas
As dicas que lhe vamos deixar hoje, vão ajudar não só a manter o frigorifico organizado, como também o vão ajudar a poupar energia e a colocar os alimentos no melhor local de conservação. Desta forma, vai evitar desperdício de comida.
1 – Prateleiras superiores
Nesta prateleira devem ficar os alimentos que não precisam de ser cozinhados (como os embalados, as bebidas, os restos da refeição de ontem, as ervas aromáticas – dentro de um copo com água e tapadas com um saco de plástico – e até a charcutaria.
Estes alimentos devem ser mantidos aqui, porque as temperaturas são mais constantes.
2 – Prateleiras inferiores
Esta é a parte mais fria do frigorífico, por isso guarde aqui as carnes cruas (que irá consumir nesse dia ou no seguinte), ovos, marisco ou os laticínios.
Por outro lado, as frutas, os legumes e as hortaliças devem ficar guardados nas prateleiras (ou gavetas), pois ficam mais resguardados do impacto do ar frio.
3 – Porta do frigorifico
Organizar o frigorifico, é também saber aquilo que deve ser colocado na porta do mesmo. Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, neste local só devem ser guardados os alimentos que sejam resistentes às variações de temperatura.
É caso de sumos, águas, molhos…
4 – Congelador
No congelador devem estar todos aqueles produtos que são adquiridos em quantidades elevadas e que acabam por ser perecíveis se não forem consumidores num curto espaço de tempo.
Assim sendo, pode guardar carne, peixe, marisco, comida que já foi confecionada, pão, enchidos…
Dicas para organizar o frigorifico e poupar energia
1 - Em primeiro lugar é importante não encher demasiado as prateleiras. Nos frigoríficos é importante que o ar circule (ao contrário do que acontece nos congeladores), já que a ideia é manter a temperatura constante.
2 - Antes de guardar as frutas e os legumes no frigorífico, lave-as para que não transportem consigo bactérias.
3 - Guarde os legumes dentro de sacos de plástico e coloque uma folha de papel de cozinha dentro de cada um. Este truque para organizar o frigorífico vai ajudar a absorver a humidade, prolongando a vida das frutas e dos legumes (fazendo com que poupe dinheiro).
4 – Use bastantes embalagens, frascos, sacos e película envolvente. Os alimentos que não estão devidamente guardados ou envolvidos secam, ganham e propagam bactérias e transmitem odores.
5 - O frigorífico deve ser limpo pelo menos uma vez por mês: para isso misture 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada 1/4 de água quente. É importante evitar os detergentes porque os alimentos podem absorver os cheiros.
6 – Limpe o congelador pelo menos uma vez a cada 2 meses. Desta forma vai conseguir que a comida se mantenha corretamente congelada e que as portas do congelador não fiquem apinhadas de gelo (o que aumenta o consumo de energia).
7 - Não se esqueça de limpar e desengordurar as borrachas das portas, usando um pano humedecido, secando-as com um pano seco. Se as mesmas não forem bem tratadas podem comprometer a eficácia do isolamento do frigorífico.
8 - Sempre que se sair de casa durante vários dias (por exemplo nas férias), esvazie e desligue o frigorífico, e deixe as portas abertas para não ganharem mau cheiro. Além disso poupa energia.
9 - Evite abrir e fechar a porta do frigorífico: além de aumentar a temperatura do frigorífico, aumenta também a quantidade de energia necessária para manter a temperatura ideal.
Agra que já conhece as nossas dicas para organizar o frigorifico, está na hora de analisar o estado do seu.
Perca 5 minutos a tirar tudo o que se encontra dentro do mesmo, e a organizar de forma cuidada, para conseguir poupar energia e manter a durabilidade dos alimentos por um período de tempo superior.