Sabe que pode pedir reembsolso das compras no paypal?
1 - Como pedir reembolso de compras no Paypal?
Pedir reembolso de compras é um dos benefícios do Paypal, inserido no plano de proteção ao consumidor.
Assim sendo, se comprou um artigo online que não lhe foi entregue ou que não corresponde à descrição prévia dos vendedores, pode solicitar o reembolso do valor que foi previamente pago.
A Proteção do Comprador pode cobrir todas as compras feitas online em sites como o eBay, Ali Express, MiniInTheBox, ou qualquer outro site.
Para usufruir desta proteção e solicitar o reembolso de compras, deve iniciar a sessão na sua conta e abrir uma disputada diretamente com o vendedor, sendo que esta deve ser realizada no prazo máximo de 180 dias após o pagamento.
Para localizar o e-mail do vendedor, siga os seguintes passos:
· Aceda à sua conta do PayPal;
· Clique em Histórico de transações na parte superior da página, e localize a transação na lista de atividades recentes.
· Clique em Detalhes ao lado da transação para a qual deseja um reembolso.
· Use as informações de contato fornecidas para enviar um e-mail para o vendedor.
É importante salientar que na página Detalhes da transação, você irá ver o nome, o e-mail e, se disponível, o telefone do vendedor.
Se por algum motivo não conseguir resolver a situação diretamente com o vendedor, a situação é escalada para um nível superior através de uma reclamação (sendo que tem 20 dias para o fazer após a data de abertura da disputa inicial).
Depois de apresentada a reclamação o próprio Paypal vai investigar e analisar essa informação e tomar uma decisão sobre a elegibilidade da sua reclamação.
2 – Quais os produtos que se encontram passíveis de pedir reembolso de compras?
É muito importante salientar que nem todos os produtos que são pagos através do Paypal são passíveis de ser reembolsados, desta forma, é importante que saiba o que é que se encontra ou não abrangido pela Proteção ao consumidor.
2.1 – Artigos cobertos pela proteção do consumidor
Veja de seguida, alguns dos exemplos de produtos que pode solicitar o reembolso, salientamos que apenas são válidos artigos físicos que possam ser enviados por correio e que não sejam proibidos por lei, nomeadamente:
· Comprou um livro, mas recebeu um DVD;
· Comprou um artigo novo, mas recebeu algo que já foi usado;
· Comprou três artigos, mas só recebeu dois;
· O artigo foi danificado durante o envio;
· O artigo tem algumas partes principais em falta (algo que o vendedor não revelou);
· Comprou uma marca autêntica, mas recebeu em vez disso uma imitação.
2.2 – Artigos não cobertos pela proteção de consumidor
É importante salientar que a proteção do consumidor não cobre os casos em que o comprador não gosta do produto apesar de o vendedor o ter descrito com precisão, além dos seguintes exemplos:
· Bens ou serviços digitais (intangíveis);
· Serviços;
· Imóveis;
· Veículos;
· Bilhetes de viagem
· Artigos que violem as políticas do Paypal (o que significa tudo o que for normalmente proibido por qualquer lei de qualquer forma).
Posto isto, saiba que o reembolso é realizado entre 30 a 60 dias e este é o tempo que pode demorar a aparecer no seu extrato do Paypal.
Agora que já sabe como é que pode pedir reembolso de compras no Paypal, já não existe nenhum motivo para não começar a utilizar este método de pagamento com maior confiança. Não se esqueça que se trata de uma forma de pagamento mundial e que é uma das maneiras mais seguras de proceder a pagamentos nos dias que correm.
E você já utiliza o Paypal? Alguma vez precisou de pedir o reembolso de uma compra? Partilhe connosco a sua experiência.