A importância do mapa de responsabilidade Banco Portugal
Muitas pessoas adquirirem diversos créditos para concretizar projetos, comprar a casa, carro, ou investir no próprio negócio. Porém, poucas sabem como o mapa de responsabilidade Banco Portugal pode ajudar a perceber se recorrer a outro crédito é a melhor decisão.
Para não perder o controlo das finanças com tantos contratos, saber analisar este mapa é fundamental. Isto porque contém todas as informações relevantes sobre os empréstimos.
Mas, sabe como analisá-lo de forma eficiente? Mais à frente vamos explicar a importância e como interpretar o seu mapa de responsabilidade de crédito de forma simples e descomplicada.
Mapa de responsabilidade Banco Portugal: O que é e como interpretá-lo
Convém começar por informar que só terá um mapa de responsabilidade Banco Portugal os particulares que possuem:
- Crédito a partir de 50 euros
- Cartão de crédito
- São fiadoras
Isso porque o mapa consiste numa base de dados de crédito. Ou seja, é um documento individual, disponível no site do Banco de Portugal, que reúne informações sobre todos os créditos contratados perante as instituições de crédito.
As informações que constam neste documento são:
- Todos os empréstimos organizados por instituição
- Número de contratos de crédito realizados
- Montante total a reembolsar
- Eventuais valores em incumprimento
- Número de contratos com garantias associadas
Ao aceder ao documento vai encontrar informações sobre os créditos pessoais, automóvel, descobertos autorizados como o plafond do cartão de crédito. Basicamente tudo o que diz respeito aos créditos.
Mas, por que é importante aceder a este documento? Para os consumidores, o mapa de responsabilidade Banco Portugal serve como base para a gestão financeira. Uma vez que têm acesso às informações detalhadas sobre os créditos.
Além disso, caso esteja em vias de solicitar um novo empréstimo, pode analisar antecipadamente se há chances de ser aprovado, a depender do seu historial.
Como interpretar o mapa de responsabilidade Banco Portugal
Ler o mapa de responsabilidade de crédito criado através do site do Banco de Portugal não tem segredo. Basta observar as nomenclaturas referentes aos créditos que aparecem listados no seu mapa.
Veja a seguir as nomenclaturas que podem aparecer:
- Potencial– possui um crédito disponível e que não está a utilizar no momento, como um cartão de crédito, por exemplo
- Regular – Está com os créditos em dia
- Vencido – Está em incumprimento com pelo menos uma prestação
- Renegociado – O valor que estava em incumprimento foi renegociado com a entidade financeira
- Abatido ao Ativo – Quando já houve renegociação da dívida, porém o cliente não tem como liquidar o valor
- Vencido em litígio judicial– O incumprimento está a ser resolvido em instâncias judiciais
Ao interpretar o mapa de responsabilidade a informação mais importante a ser analisada é se há alguma pendência contratual. Ou seja, se deixou de pagar alguma prestação de crédito.
É importante observar com atenção esta informação. Isto porque quem está em incumprimento corre o risco de ter o nome incluído na chamada “Lista Negra” do Banco de Portugal.
Isso certamente irá dificultar o acesso a outros empréstimos. Uma vez que os bancos dificilmente vão aprovar o montante para quem que já se encontra em situação de incumprimento.
Se este é o seu caso, poderá solucionar o problema através de:
- Regularização da dívida: Esta é a primeira alternativa para quem deseja sair da lista negra. Pode fazer o pagamento do crédito em atraso e deixa de ser um devedor
- Renegociação da dívida: Muitas pessoas não têm condições para liquidar a dívida e necessitam renegociá-las com a instituição financeira original. A renegociação pode envolver a adoção de termos mais flexíveis para o pagamento, por exemplo
Percebe a importância do mapa de responsabilidade Banco Portugal? Aceda a este documento e fique a par de tudo o que está a acontecer na sua vida financeira.