Como funciona a instalação dos painéis solares
Com a fatura de energia cada vez mais cara e consumindo grande parte do orçamento mensal, procurar fontes de energia alternativas tem-se tornado cada vez mais uma realidade nos lares dos portugueses.
Se há alguns anos somente as casas e empresas com bons resultados financeiros poderiam investir num painel solar, atualmente este mercado está cada vez mais acessível e com um ótimo custo/benefício.
Mas já se perguntou como funciona a instalação dos painéis solares? Para melhor entender sobre a instalação, é preciso antes conhecer as partes que compõem todo o sistema que gera a energia solar.
Leia o artigo a seguir e saiba mais!
Instalação dos painéis solares: Tudo o que precisa saber sobre o tema
Falaremos sobre os painéis solares fotovoltaicos. Estes que para a geração de energia precisam mais do que somente as placas que vemos instaladas nos telhados das casas.
Basicamente, o sistema é composto por:
- Um conjunto de painéis solares fotovoltaicos para transformar a radiação solar em energia elétrica
- Um inversor de energia elétrica
- Um medidor elétrico
Conheça agora a função de cada um destes componentes.
1 - Painéis fotovoltaicos
Os painéis fotovoltaicos são um tipo de placa solar cuja função é converter a irradiação do sol em energia elétrica. Estes são instalados no alto dos telhados das casas ou integrados num elemento estrutural de edifícios.
Esse é o principal componente num sistema de geração de energia elétrica solar. As células fotovoltaicas são responsáveis pela conversão da radiação solar em eletricidade através do efeito fotovoltaico.
Essas células que fazem parte do painel sofrem um processo que gera eletricidade em corrente contínua. A sua eficiência está relacionada com a intensidade energética da radiação solar e da temperatura ambiente.
2 - Inversor de energia elétrica
A função do inversor é transformar a energia elétrica produzida pelos painéis em corrente alternada com as mesmas características da rede elétrica.
Pode-se dizer que este é a parte central de todo o sistema, sendo necessário observar características como a potência máxima atingida, frequência e tensão.
3 - Medidor elétrico
Por fim, os medidores são utilizados para:
- Medir a energia gerada e injetada na rede para cobrança
- Medir o consumo do inversor na ausência de radiação solar
É importante destacar que o consumo de eletricidade da residência será realizado a partir da rede, com medidor próprio. Assim, lembre-se que esta é uma instalação independente do sistema fotovoltaico.
Sobre a instalação dos painéis solares
Conhecendo os componentes dos painéis solares, está na altura de saber como se dá a sua instalação.
- Primeiramente, o local de instalação é preparado, sendo desenhado sobre a superfície o layout pré-estabelecido
- São então instalados suportes para as placas. Em telhados de cerâmica ou fibrocimento, a fixação é feita abaixo das telhas. Nos de metal, basta parafusar os suportes nas telhas
- A partir daí encaixam-se os trilhos nos suportes. Esses trilhos são feitos de alumínio ou aço atuam como a estrutura que segura a placa em si
- As placas fotovoltaicas são encaixadas nos trilhos e os cabos são conectados
- Por fim, cabe a um eletricista a instalação do inversor, bem como conectar o sistema à rede da companhia de eletricidade.
Em muitos casos o próprio morador é capaz de realizar a instalação dos painéis solares, já que não se trata de um procedimento muito complexo.
Porém, para garantir que a instalação esteja adequada é sempre bom contar com o auxílio de um profissional. Já que este pode assegurar o devido funcionamento de todo o sistema gerador de energia.
Investir em energia solar é extremamente vantajoso e seu retorno é certo. Portanto, faça orçamentos e considere essa uma alternativa para reduzir a fatura de energia na sua casa.