Como pedir um empréstimo a uma financeira
Quem está numa situação financeira complicada ou quer concretizar um projeto geralmente pensa em recorrer a um empréstimo. Entre as possibilidades de pedir um empréstimo, as mais comuns são bancos e financeiras.
Mas, sabe como solicitar um empréstimo a uma financeira? A pergunta pode parecer estranha, mas é preciso estar atento a alguns fatores para não ser vítima de empresas aproveitadoras.
Muitas vezes vale a pena optar pela entidade financeira invés do banco, já que a possibilidade de conseguir um empréstimo com condições mais flexíveis é maior.
Se quer saber o que considerar antes de pedir dinheiro a uma financeira, acompanhe o artigo e veja nossas dicas.
Pedir um empréstimo: dicas para assegurar a confiabilidade da empresa
Atualmente, solicitar um empréstimo a uma financeira pode ser feito sem sair de casa. Isto acontece porque são várias as empresas que oferecem crédito 100% online cuja contratação é feita de forma rápida e fácil.
Porém, tais facilidades podem transformar-se em riscos para o consumidor, caso não esteja atento a certos detalhes da oferta.
Portanto, para não ser vítima de uma empresa aproveitadora, a seguir damos dicas de segurança para contratar o financiamento com mais tranquilidade.
Esteja atento a ofertas que “caem do céu”
Recebeu um e-mail, mensagem no telemóvel ou chamada com uma oferta de empréstimo irresistível? Desconfie!
São poucas as empresas reais que fazem ofertas desse tipo, e geralmente o contacto é feito por pessoas de má fé que tentam obter alguma vantagem financeira.
Desconfie de propostas demasiado vantajosas
Se se deparar com uma oferta de empréstimo cujas condições diferem muito das praticadas no mercado, também deve ficar atento.
Empréstimos com taxas de juros muito baixas, que oferecem empréstimos a “qualquer pessoa” sem passar por uma seleção podem ser fraudulentos.
Desconfie de pedidos de pagamento antecipado
Bancos e financeiras sérias não vão pedem um adiantamento do valor do empréstimo, geralmente usam outros métodos para a garantia do pagamento.
Normalmente, empresas falsas oferecem diversos motivos para o adiantamento do pagamento. Os motivos mais comuns são: comissão do consultor, cobrir custos administrativos, entre outros, porém nada disto é verdade.
Não é necessário o adiantamento de quaisquer valores por parte de quem faz o empréstimo, essa responsabilidade é da empresa que concede o crédito. Afinal, se tivesse o dinheiro porque precisaria de pedir um empréstimo?
Segurança em empréstimos 100% online
O principal sinal para saber se um site é seguro é verificar se tem um certificado de segurança. O protocolo mais usado atualmente é o chamado SSL.
Na prática, o que esse certificado faz é garantir que as informações transmitidas entre si e o site não podem ser acedidas por terceiros.
Para saber se o site é seguro basta procurar por um pequeno cadeado que fica ao lado do endereço na página. Ao clicar sobre o cadeado, verá informações sobre o certificado de segurança e pode ter a certeza de que as informações estão protegidas.
Além de todos estes cuidados, ao pedir um empréstimo a uma financeira, deve seguir estas recomendações em caso de contratação de qualquer tipo de crédito:
- Pesquise as opções e propostas
- Faça simulações
- Compare o custo total do empréstimo
- Leia o contrato atentamente
- Contrate apenas o valor que precisa
- Planeie o pagamento
As financeiras podem ser uma ótima alternativa para que consiga o seu crédito com condições mais atrativas e flexíveis. Basta estar atento e pesquisar a empresa que tem a melhor oferta.
Outra dica que pode ajudar é consultar a lista de entidades financeiras disponíveis do site do Banco de Portugal, e que possuem regulamentação para atuar com este produto financeiro.
Ao pedir um empréstimo faça-o com segurança e não se esqueça de organizar o orçamento familiar!