Crédito para comprar terreno: 4 dicas para conseguir
Embora sejam mais comuns os créditos voltados à aquisição de imóveis prontos, ou em construção, há quem prefira investir num terreno para construir a casa dos sonhos. E para estas situações existe o crédito para comprar terreno.
Esta linha de crédito possibilita adquirir um lote através do pagamento de um financiamento bancário. E é semelhante aos créditos habitação mais comuns que conhecemos.
Se está a pensar em comprar um terreno com o auxílio de um empréstimo específico para esta finalidade, continue a ler! Iremos dar-lhe 4 dicas para o conseguir.
Crédito para comprar terreno: 4 dicas para quem deseja contratar
Se o seu objetivo é construir a casa dos sonhos, o primeiro passo é a escolha e compra de um terreno.
Quais as vantagens de adquirir um terreno?
Além da vantagem mais evidente, que é poder construir o imóvel da maneira que sempre quis, existem outras que também podem ser um bom incentivo.
A primeira grande vantagem diz respeito ao prazo do processo de aprovação do crédito para terreno.
Quando há o financiamento de um imóvel, é necessário que a construção passe por uma vistoria para se avaliar o estado em que se encontra. Até que o laudo da vistoria seja libertado, pode haver uma demora na concessão do crédito habitação.
Já no caso do crédito para comprar terreno esta etapa geralmente é dispensada, já que não há construção a ser vistoriada. Isto torna o procedimento de conceção do empréstimo mais célere do que no caso anterior.
Outra vantagem é em relação à maior facilidade do cálculo do valor de crédito. A facilidade acontece por não haver necessidade de considerar os metros quadrados construídos, pois não há construção.
Como funciona o crédito para terreno?
As regras para quem adquire crédito para terreno costumam diferir dos créditos habitação aos quais estamos habituados.
É certo que cada instituição financeira trabalha com as suas condições. Mas, no geral, a taxa de juros aplicada em contratos de crédito para comprar terreno são maiores do que no crédito à habitação.
Outra diferença está no prazo de financiamento, que pode ser menor do que outros tipos de crédito. E acontece o mesmo no limite do montante concedido, cuja percentagem é menor do que no caso de um imóvel pronto.
Por tudo isso, é de extrema importância que quem está a considerar adquirir crédito para terreno procure as melhores condições nas instituições financeiras.
Sabendo isto, vamos às dicas para conseguir o seu crédito.
1 - Escolha do terreno
O primeiro passo consiste na escolha do terreno no qual pretende construir o imóvel. Depois é necessário recolher algumas informações para solicitar o empréstimo para a compra.
A primeira é que no crédito para compra de terreno e construção, a garantia do contrato é dada pelo terreno, bem como tudo o que nele venha a ser construído.
Além disso, também pode ser exigida a apresentação de fiadores como garantia complementar.
2 - Tenha um projeto
Outra questão importante é que, possivelmente irá deparar-se com dificuldades para conseguir este tipo de empréstimo. Isto acontece porque a maioria dos bancos somente aprova o crédito para quem tenha um terreno com projeto aprovado pela câmara municipal.
Portanto, cuide desta questão com antecedência para não ser surpreendido com uma resposta negativa do banco.
3 - Financiamento
O crédito habitação para construção é indicado como a melhor solução para a grande maioria dos projetos. O motivo é porque permite a inclusão do custo do terreno no crédito para construção.
Com este tipo de financiamento, a complexidade do processo aumenta. O que significa que será necessária a documentação que normalmente é solicitada aos consumidores para um crédito habitação para aquisição de habitação própria permanente.
Também é exigido um projeto de arquitetura no qual será baseada a avaliação da obra e, consequentemente, o montante máximo de financiamento.
4 - Esteja atento aos impostos
O primeiro imposto a pagar será o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), pago no momento da escritura do terreno. Para um terreno urbano, a taxa aplicada será 6% do valor de compra.
A partir do momento que se torna proprietário de um terreno, terá de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Este é pago todos os anos e o seu pagamento pode ser feito de forma parcelada, dependendo do valor total. A taxa é definida pela câmara municipal onde se localiza o imóvel e baseia-se no seu valor patrimonial.
Construir uma casa da forma que sempre sonhou certamente é o desejo e o objetivo de muitos que estão a lutar para conquistar um imóvel próprio.
O crédito para comprar terreno pode ser um grande auxílio para quem vai dar este primeiro passo em procura do sonho. Simule e pesquise condições de prazo e juros nas instituições financeiras antes de solicitar o seu empréstimo.