Tudo o que precisa saber sobre os fiadores crédito habitação
Entre as muitas exigências dos bancos para contratar um crédito para a compra de casa, a inclusão de fiadores crédito habitação no contrato é na maioria das vezes necessária para ter o empréstimo aprovado.
Ser fiador em qualquer tipo de contrato é um papel que engloba direitos e deveres. Portanto estar atento às implicações deste compromisso é fundamental antes de aceitar sê-lo para ajudar um amigo ou familiar.
Pensando em esclarecer melhor o assunto vamos abordar mais a fundo a função dos fiadores no crédito habitação. E, se há realmente a necessidade de os ter para que o financiamento seja aprovado.
Fiadores crédito habitação: O que são e qual sua função num contrato de financiamento para compra de casa?
O papel do fiador muitas vezes é visto com desagrado por quem solicita crédito junto ao banco. Isso porque sabemos que pedir para alguém ser fiador num contrato envolve uma imensa responsabilidade.
Mas sabe realmente o que é e qual o papel dos fiadores no contrato de crédito habitação? Acompanhe o guia a seguir com tudo o que precisa saber sobre o assunto.
1 - O que é um fiador?
Se já foi chamado para ser um fiador ou teve que pedir para um amigo ou parente fazer este papel, deve estar ciente que assumir essa responsabilidade envolve riscos. E, portanto, deve ser muito bem analisada.
Isso porque o fiador será sempre obrigado a assumir a dívida do crédito habitação em caso de inadimplemento por parte do titular do contrato.
Ou seja, caso o contratante do empréstimo venha a deixar de pagá-lo, o fiador está obrigado por meio do seu património a sanar a dívida deixada pelo devedor principal, ou titular do crédito.
2 - Por que há a necessidade de fiadores no crédito habitação?
Conceder um financiamento ou crédito habitação é um processo que envolve riscos ao banco. Sendo o mais preocupante a insolvência dos contraentes do empréstimo.
Apesar de toda a análise feita antes da aprovação do contrato, em relação ao histórico e perfil financeiro do solicitante, um contrato de crédito habitação é uma obrigação a longo prazo, portanto este perfil pode mudar.
A fim de reduzir estes riscos e obter uma garantia de que o financiamento será pago, as instituições financeiras exigem a presença de fiadores no contrato. Os mesmos, conforme dito, assumem a dívida em caso de não pagamento do contraente.
3 - Há alguma garantia que visa proteger os fiadores?
Apesar dos fiadores num crédito habitação estarem obrigados a assumir a dívida em caso de incumprimento do titular, é possível tomar medidas para que essa obrigação não seja requerida de imediato.
Isso é possível com o requerimento do benefício de excussão prévia, que deve ser feito no ato da assinatura do contrato.
Este benefício garante que os fiadores podem se recusar a pagar a dívida do devedor ao banco, enquanto a instituição não executar todos os bens do titular do contrato em primeiro lugar.
4 - Existe a possibilidade de ter o crédito habitação aprovado sem a presença dos fiadores?
Na verdade, sim. Conforme dito, os fiadores são exigidos como forma de garantia de que o financiamento continuará a ser pago ao longo dos seus anos de vigência.
Porém, essa exigência somente é feita após o banco analisar o perfil financeiro de quem solicita o crédito habitação.
Ou seja, se o solicitante for cumpridor de seus deveres, comprovar situação profissional estável, além de sua capacidade de arcar com a dívida, o banco poderá perfeitamente conceder o crédito sem a necessidade de fiadores.
São situações um tanto quanto raras, mas possíveis de acontecer de acordo com cada caso.
Agora que já sabe tudo sobre o papel dos fiadores num crédito habitação, pondere bastante a respeito antes de aceitar assumir essa séria responsabilidade